A avaliação para identificação de atrasos relacionados a processos de aprendizagem em crianças e adolescentes é um procedimento realizado por profissionais da área da psicologia.
Essa avaliação tem como objetivo investigar possíveis dificuldades ou transtornos que possam estar afetando o desempenho acadêmico da criança ou do adolescente.
O processo de avaliação envolve algumas etapas:
- Entrevista inicial/ anamnese: O psicólogo realiza uma entrevista com os pais ou responsáveis da criança ou adolescente, a fim de obter informações sobre o histórico escolar, desenvolvimento socioemocional, saúde, comportamento e outros aspectos relevantes.
- Observação: Os psicólogos realizam observações diretas na criança/adolescente em diferentes contextos, testando suas reações e respostas imediatas e secundárias, para analisar seu comportamento, interação social, além de inquéritos pertinentes a performance acadêmica comparada a seus pares.
- Testes psicológicos e psicopedagógicos: São aplicados testes autênticos que avaliam habilidades cognitivas, linguagem, memória, atenção, raciocínio lógico, habilidades acadêmicas específicas, entre outros aspectos relacionados à aprendizagem.
- Análise de resultados e laudo: Com base nas informações coletadas durante a avaliação, os psicólogos realizam uma análise completa e elaboram um laudo que descreve os resultados obtidos, diagnósticos (se aplicável), recomendações e recomendações sugeridas para ajudar a criança/adolescente a superar os atrasos relacionados à aprendizagem e ferramentas adequadas a idade e condição cognitiva do indivíduo.
O objetivo e finalidade do laudo psicológico é fornecer uma síntese dos resultados obtidos durante a avaliação psicológica, sem a intenção de rotular ou estigmatizar a pessoa avaliada. O propósito principal é apresentar informações claras e objetivas sobre os aspectos medidos do avaliado, destacando os pontos relevantes e recomendações necessárias . Sugerindo recomendações úteis para a compreensão da pessoa avaliada e /ou responsáveis para a tomada de decisões adequadas em relação a intervenções, tratamentos ou encaminhamentos necessários.