Avaliação neuropsicológica de 3 à 68 anos

A Neuropsicologia estuda as relações entre cérebro e comportamento. Por meio da Avaliação Neuropsicológica, é possível investigar quais funções cognitivas estão preservadas e quais estão comprometidas, tais como a atenção, memória, percepção, linguagem, raciocínio, aprendizagem, visuoconstrução, funções executivas, processamento de informação e afeto, por exemplo.


O QUE É AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?

Avaliação Neuropsicológica é um conjunto de provas e testes que analisam uma ampla gama de funções cognitivas (superiores), como a atenção, memória, linguagem e cognição. 
 

PARA QUE SERVE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?

Na maioria dos casos a Avaliação Neuropsicológica serve de complementação e detalhamento diagnóstico de transtornos mentais em que há comprometimento das funções cognitivas, como o Déficit de Atenção e Hiperatividade e quadros demenciais (como o Alzheimer). Mas ele pode ser usado para detalhar o funcionamento das funções cognitivas em qualquer situação.


QUANTO TEMPO DURA A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?

A avaliação leva de 4 a 7 consultas, com 60 a 120 minutos de duração cada uma.

 

A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA ANALISA A PERSONALIDADE?

Não, existem avaliações específicas para essa finalidade e que também são realizadas pelos neuropsicólogos. A avaliação da Personalidade pode ser realizada conjuntamente ou separadamente da Avaliação Neuropsicológica, e nesse caso se utiliza técnicas e testes projetivos pertinentes a área da psicologia forense. 

 

O resultado da Avaliação Neuropsicológica é totalmente dependente da habilidade do avaliador em corrigir e mensurar os testes administrados. 

 

Ao final da avaliação há uma devolutiva com os interessados e responsáveis, com a apresentação de um laudo detalhado do desempenho em cada uma das provas e testes, assim como a interpretação do resultado de cada função cognitiva e da performance global.

 

À quem interesse essa Avaliação  Neuropsicológica?

Crianças, adolescentes, adultos e idosos que apresentem queixas cognitivas (desatenção, problemas de aprendizagem, esquecimento, mudanças bruscas de comportamento, dentre outros).

 

As queixas mais comuns em crianças e adolescentes envolvem problemas de comportamento, problemas de aprendizagem (leitura, escrita ou cálculo) e suspeita de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou TEA ( Transtorno do Espectro do autismo). A avaliação em adultos e idosos também pode ser indicada em casos de:

 

  • Traumatismo craniano (acidentes ou quedas);
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Epilepsia;
  • Depressão;
  • Demência;
  • Déficits associados ao uso de álcool e drogas;
  • Doença de Parkinson/Alzheimer.

 

A avaliação neuropsicológica pode ser feita em adultos, crianças e idosos. Não importa qual seja o caso, o especialista procurará entender como as mudanças no comportamento do indivíduo se relacionam com seus traumas e como ajudá-lo a superar o problema a partir do funcionamento cerebral e prognóstico mais assertivo mediante os resultados do testes. 

 

Contudo, a avaliação neuropsicológica é um exame minuncioso que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo daquele sujeito, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos, além de indicar o melhor prognóstico a partir dos resultados detalhados propiciando o melhor manejo  para cada caso.