Avaliação psicológica de personalidade 

A avaliação psicológica da personalidade tem a finalidade avaliar as características psicológicas e de comportamento das pessoas em ocasiões diferentes. ... Os testes e avaliações de personalidade só podem ser aplicado por um psicólogo, o único profissional habilitado para exercer esta função.

 

A avaliação de personalidade tem como objetivo traçar as tendências emocionais do indivíduo e características psicológicas que determinam os padrões de pensamento, ação e sentimento.

 

A avaliação é feita com testes e entrevistas individuais, através de instrumentos previamente validados para a função e relatório final por escrito.

 

A avaliação psicológica de personalidade tem como finalidade avaliar as características psicológicas e de comportamento das pessoas em ocasiões diferentes.

 

A avaliação pode ser utilizada como diagnóstico de doenças mentais, para avaliar habilidades em relação a certas atividades como dirigir e pilotar, ou para seleção de funcionários.

 

Os testes de personalidade são instrumentos científicos desenvolvidos na área da Psicologia que buscam identificar traços inatos e adquiridos do indivíduo. Ao dizer de traços da personalidade, nos referimos às características, formas de ser, pensar e agir no mundo, de acordo com diferentes situações. Sua construção baseia-se em Teorias de Personalidade que irão fundamentar os conceitos e análises dos resultados.

 

É importante entender corretamente do que se trata esse tipo de testagem para utilizá-la da forma mais assertiva. No contexto organizacional, uma análise voltada para o conhecimento e entendimento da personalidade do indivíduo permitirá à empresa um alinhamento adequado nos momentos de contratação, recolocações internas e, até mesmo, na construção de planos de desenvolvimento.

 

Sabemos que o teste de personalidade não é um recurso suficiente para conhecer a pessoa, suas potencialidades, seus projetos. No entanto, consideramos que é um recurso necessário para facilitar e agilizar o conhecimento sobre o colaborador, assim como para seu autoconhecimento em processos de desenvolvimento de carreira.